Bagas, pequenos frutos ou frutos silvestres: mirtilo, groselha, amora e framboesa. São pequenos arbustos até 2m de altura, perenes que frutificam no Verão. Têm o seu pico de produção a partir dos 5 anos a contar da plantação.
Estas culturas desempenham um papel importante na exploração agrícola. Estão bem adaptadas às condições da região. São também importantes no que respeita à rentabilidade. Neste momento, existe um escoamento assegurado para mirtilos e groselhas.
São plantações com 2 operações anuais: colheita e poda. A colheita é bastante exigente em termos de mão de obra, podendo chegar até 20 pessoas por ha no pico da apanha. O planeamento quer das espécies, e dentro delas, dos cultivares, serão determinantes no sentido de fazer com que a maturação ocorra no maior espaço de tempo possível. O objectivo será ter o mínimo nº de trabalhadores durante o maior período de tempo possível.
A diversidade de culturas é importante. Quando falamos de diversidade estamos a falar de espécies com semelhanças entre elas, como as bagas referidas no início. Têm a vantagem de ter rentabilidades semelhantes, quer ao nível da produção em valor e quantidade. Essa diversidade será ainda importante no sentido de diluir o risco económico da exploração. Derivado do aumento considerável da produção de algumas espécies, como o mirtilo, poderá existir alguma baixa de preço derivado do aumento da oferta.
A médio/longo prazo está planeado iniciar-se um novo projecto de transformação de fruta. Também aí a possibilidade de existirem 4 culturas distintas, aumentará a capacidade de se introduzir esses artigos no mercado.
O facto de serem arbustos, e cultivados num regime mais extensivo, permite que entre linhas de plantas exista um espaço maior, de cerca 3m. A distância entre plantas na mesma linha mantém-se, tal como nas plantações convencionais, em 1,5m.
Este espaço permitirá cultivar outras plantas, com vários objectivos: melhorar as condições do solo (ao nível da estrutura e nutrientes), aproveitamento agrícola: para alimentação, como cereais, leguminosas ou mesmo hortícolas. Poderão ser cultivadas outras espécies com valor comercial, como as flores cultivadas ao ar livre ou algumas aromáticas.
As máquinas previstas de se utilizarem no local, tal como os tractores de largura inferiores a 1,2m de largura, poderão operar nestes espaços, entre linhas.